não tá fácil, tá frio!

VÍDEO: Santa Maria registra menor temperatura do ano nesta quinta-feira

18.398

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Quem saiu de casa teve que se agasalhar

O frio bateu recorde em Santa Maria nesta quinta-feira. O amanhecer gelado foi o mais frio de 2020 até o momento. Por volta das 7h, Santa Maria registrou 4,6ºC. A previsão de geada, contudo, não se confirmou.

Com a chegada do frio, cenas típicas de inverno começaram a fazer parte da paisagem. De um mirante na Estrada do Perau, de onde é possível observar o Viaduto do Menino Deus eu uma parte da cidade de Santa Maria, por volta de 7h45min se viam filetes de fumaça saindo das chaminés das casas ao longe, possivelmente oriundas de um fogão a lenha.

Em Itaara, o centro da cidade estava completamente deserto às 7h15min, quando um termômetro em frente a um banco marcava 5°C.

Em Santa Maria, o movimento também era tranquilo por volta de 8h. Não havia mais fila para saque do auxílio emergencial em frente à Caixa, mas aglomerações eram observadas em outros bancos. Nesta época de início de mês, as pessoas buscam pagar contas e sacar o salário.

O carpinteiro João Carlo, de 59 anos, aguardava o ônibus para ir para casa no Paradão da Avenida Rio Branco. Ele acordou cedo para tentar encaminhar o seguro-desemprego no Sine, mas não conseguiu. Pela primeira vez no ano, ele precisou tirar o pala do armário para se aquecer ao sair de casa.

- O pala já resolve a situação do frio. Por baixo só preciso usar uma camisa. Costumo usar bastante no inverno, dependendo a situação - relata.

Agência do FGTAS/Sine só deve abrir na próxima semana em Santa Maria

A quarta-feira terminou com 8,9ºC na cidade conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). A cada hora da madrugada, o frio aumentava: de meia-noite até às 5h, a temperatura mínima foi de 7,6ºC a 5,5ºC. Mas foi com o sol no céu santa-mariense que a cidade quebrou o recorde de frio em 2020.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Em Itaara, ruas desertas e termômetro marcando 5°C por volta de 7h30min

A tendência é que a máxima nesta quinta chegue a 19ºC entre o final da tarde e começo da noite. Segundo a Somar Meteorologia, na sexta, segue o frio, mas com mínima prevista de 7ºC. O final de semana deve ser mais quente em Santa Maria, e a máxima pode chegar a 28ºC.

VÍDEO: data de retorno das aulas nos CFCs deve ser definida nessa semana

O tempo seco permanece até a próxima segunda. Há chances de chuva, mas menos intensas em comparação aos registros do começo desta semana.

MÍNIMAS E MÁXIMAS

  • Sexta - 7ºC e 22ºC
  • Sábado - 10ºC e 26ºC
  • Domingo - 13ºC e 28ºC
  • Segunda - 16ºC e 23ºC

REGIÃO
Cruz Alta foi a cidade da Região Central (entre as cidades com medição do Inmet) que registrou a menor temperatura nesta quinta. Ao nascer do sol, às 7h, o termômetro marcou 3ºC. A segunda colocada foi Santiago, onde a mínima foi de 3,7ºC, às 8h. Tupanciretã por pouco não igualou a Terra dos Poetas: teve 3,8ºC, às 7h.

style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Foto: Gabriel Haesbaert (Diário)
Apesar do frio, não houve registro de geada

A mínima em São Gabriel foi a mesma e no mesmo horário que em Santa Maria: 4,6ºC às 7h. Em São Vicente do Sul, a mínima foi de 6ºC, às 8h. A cidade com mínima mais alta na região foi Caçapava do Sul, onde foram marcados 7ºC, às 8h.

*Colaboraram Leonardo Catto e Felipe Backes

Carregando matéria

Conteúdo exclusivo!

Somente assinantes podem visualizar este conteúdo

clique aqui para verificar os planos disponíveis

Já sou assinante

clique aqui para efetuar o login

Anterior

Cemitérios públicos estarão fechados no Dia das Mães em prevenção ao coronavírus

Próximo

Agência do FGTAS/Sine só deve abrir na próxima semana em Santa Maria

Geral